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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental no treinamento parental de crianças com Transtorno de Oposição Desafiante
Darlene Pinho Fernandes de Mouraa; Maria Leciana Nunes Pinheiro Medinab
Páginas: 91 - 105

Resumo

O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) caracteriza-se por um padrão frequente e persistente, de humor irritável, comportamento desafiador ou índole vingativa. Diferentes estratégias de prevenção e tratamento são propostas, como é o caso do treinamento parental. Nesse contexto, destacam-se as intervenções baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), as quais, apesar de apresentarem resultados promissores, ainda carecem de sistematização de suas contribuições em contexto brasileiro. Em função disso, este estudo teve como objetivo apresentar as contribuições da TCC no Treinamento de Pais de crianças com TOD. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa literatura. Os resultados apontaram que o treinamento parental baseado na TCC faz uso de distintas variáveis (ex. estilos ou práticas parentais, estresse e competência parental) e estratégias (ex: role-play, resolução de problemas, treino de habilidades sociais educativas e reestruturação cognitiva). Conclui-se que o TOD e seu sintomas trazem consequências negativas no contexto familiar e o treinamento parental é um recurso eficaz para prevenção e tratamento desse transtorno, uma vez que possibilita a melhoria da relação entre pais e filhos. Entretanto, estudos acerca do tema ainda precisam ser ampliados em contexto brasileiro.

Descritores: Terapia cognitivo-comportamental; Treinamento parental; Relações pais-filhos; Transtorno de oposição desafiante